*************** ARQUIVO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ***************
O Departamento de Água de Querência - DAE é um órgão ligado a Prefeitura Municipal de Querência, com sede situada na Rua Ivair Laureano Neto, nº17, Qd. E5 Setor E em Querência e telefone (66) 3529-1569, é representada pelo seu Secretário Adilson Alves Mendonça e Secretário Adjunto Paulo Henrique dos Santos.
Por meio deste relatório, garantimos ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água distribuída, atendendo ao Decreto Federal N° 5.440, de 4 de maio de 2005 e a Portaria de Consolidação nº 05 do MS de 28/09/2017. Os relatórios de controle da qualidade da água distribuída são avaliados mensalmente pela Coordenadoria da Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, telefone (65) 3613-5300.
Os clientes do DAE - Querência podem obter informações complementares sobre qualidade da água distribuída e demais serviços através de atendimento em sua sede situada no Setor E ou através do telefone (66) 3529-1569.
Informação: um direito do consumidor
Lei n° 8078/1990 – Código de Defesa do Consumidor Artigo 6° - Inciso III – “A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”.
Artigo 31° - “A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações correta, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como os riscos que apresentam à saúde dos consumidores”.
ETAPAS DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O processo de tratamento aplicado para potabilização da água distribuída no município de Querência consiste no processo de simples desinfecção. O sistema de abastecimento de água possui as seguintes etapas:
1. Captação e transporte–processo no qual ocorre à coleta de água dos poços, por meio de bombas e transportada por tubulações até as estações de tratamento.
2. Tratamento - O processo de tratamento é o de Simples desinfecção, já que a água não possui cor nem turbidez elevadas e tem como finalidade a desinfecção química através da adição de cloro a partir desta etapa a água encontra - se adequada para consumo.
3. Reservação e distribuição–concluído o processo de desinfecção a água é armazenada em reservatórios e conduzida até as residências e comércios para consumo através de canalizações.
CONDIÇÕES DOS MANANCIAIS
A água para tratamento e distribuição em Querência é captada em poços artesianos ou semi-artesianos situados nos Setores: Nova Querência, E, F e Parque das Torres na área urbana da sede do município e em poços semi-artesianos nos assentamentos Brasil Novo, Coutinho União e Pingos d’Água.
Eventualmente, ocorre suspensão temporária do fornecimento de água.
CONTROLE DA QUALIDADE
A qualidade da água fornecida é controlada, diariamente através de análises físico-químicas e microbiológicas desde a captação dos poços, durante o processo de tratamento e de distribuição, até as edificações. O controle da água é realizado através de análises executadas em laboratório próprio do DAE - Querência e ou contratados, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. No cumprimento à Portaria de Consolidação nº 05 do MS de 28/09/2017, os resultados das análises são mostrados no quadro “Resumo Anual da Qualidade da Água Distribuída” obtido no período de janeiro a dezembro de 2020.
Mais informações no arquivo em anexos...
Notícias relacionadas
24/10/2025
Resultado dos Recursos para confirmação de Inscrição do Processo Selet...
17/10/2025
Confirmação de Inscrição do Processo Seletivo na Rede Municipal de Ensi...
16/10/2025