Publicado em: 24/05/2019 ás 11:23:00
Jogos do Xingu - Segunda Edição
Foi realizado nos dias 11 a 14 de maio a segunda edição os jogos indígenas do Xingu. As competições aconteceram na Aldeia Kuikuro no Parque Indigena do Xingu e contou com a presença 600 atletas indígenas, representando por 15 etnias sendo; Aweti, Ikpeng, Kalapalo, Kamayurá, Kayabi, Kuikuro, Matipu, Mehinaku, Nahukwá, Suyá, Trumai, Waurá, Yawalapiti, KÄ©sêdjê e Naruvotu, que competiram em doze modalidades esportivas, sendo modalidades tradicionais e olímpica pelas categorias masculino e feminino, como:
Arco e flecha: Cada aldeia foi representada por um atleta na categoria masculina e feminino, o competidor teve o direito a três tiros disparados contra o alvo: o desenho de um peixe que estava a 30 metros de distância. Os acertos foram somados e determinantes para a classificação. As flechas medem cerca de 50 centímetros.
Cabo de força: Modalidade praticada para medir a força física, o cabo de força permite a demonstração do conjunto de força física e técnica que cada equipe possui. É uma das provas mais esperadas pelos atletas, pois muitas equipes treinam intensamente em suas aldeias. Isso porque, para os indígenas, a força física é de suma importância, dando o caráter de destaque e reconhecimento entre todos.Cada Aldeia inscreveu duas equipes uma na categoria masculina e outra na feminina, compostas de 08 atletas. Houve sorteio para compor as chaves de acordo com o número de equipes inscritas. Foi utilizado o sistema de eliminatória simples na primeira e em todas as fases subsequentes, até se chegar a um ganhador maior. Ganhou a equipe que conseguiu trazer a fita que fica no meio do cabo para dentro de seu campo.
Arremesso de lança: Na tradição indígena, a lança é utilizada para a caça, a pesca ou para defesa contra ataque de animais. Nos Jogos Do Xingu, a modalidade de arremesso de lança, praticada individualmente na categoria feminino e masculino, a contagem dos pontos foi feita de acordo com a distância alcançada. O objetivo é a distância e não o alvo, portanto a técnica corporal é essencial para que o atleta consiga impulso. O atleta vencedor foi aquele que atingiu a maior distância. As lanças são fabricadas de madeira tradicional e será fornecida pela Comissão organizadora do evento.
Corrida de velocidade: Cada aldeia foi representada por um atleta na categoria masculina e no feminino e o vencedor e quem cruzar a linha de chegada primeiro. A explosão muscular e o posicionamento do atleta na largada são determinantes para o resultado da prova. A distância percorrida é de aproximadamente 500 metros.
Salto a distância: Cada Aldeia foi representada por um atleta na categoria femenino e no masculino. Cada atleta indígena teve três tentativas para correr em linha reta e saltar, antes da borda frontal da marca de pulo, alcançar a máxima distância possível. Para ganhar impulso, o atleta pode colocar os pés para frente antes de cair na caixa de areia. O salto é medido, em linha reta, desde a marca de pulo até a marca mais próxima feita por qualquer parte do corpo do atleta no espaço de areia em que ele cai.
Canoagem: A canoa é utilizada como meio de transporte e para a pesca, sendo essencial na vida dos indígenas. Na canoagem usam canoas tradicional durante a competição. As canoas e remos são padronizados de acordo com os moldes tradicionais dos indígenas do Xingu e foi entregue pela equipe organizadora do evento. Cada Aldeia pode inscrever dois atletas para competir na categoria masculina e feminina. Foi realizada em duplas e em águas abertas do rio Xingu. A dupla vencedora foi a que cruzou primeiro a linha de chegada. A distância percorrida é de aproximadamente 1.000 metros.
Natação: Grande parte da recreação das crianças é realizada dentro d`água, atravessando de uma margem a outra ou mesmo mergulhando, se preparando para serem grandes caçadores de peixes. A Natação e uma modalidade individual e compreende as categorias masculina e feminina. A disputa foi realizada em águas abertas no rio Xingu.A travessia será de 800 metros.
Jawary: O Jawari trata-se de uma série de disputas, cada qual entre dois indivíduos de etnias diferentes, colocados a cerca de seis metros um do outro. Cada um por sua vez atira dardos no adversário, procurando atingi-lo da cintura para baixo. Os jogadores se protegem escondendo-se, esquivando-se ou pulando atrás de um feixe de varas, que não podem mover do chão. Os dardos têm suas pontas embotadas com bolas de cera e suas hastes são enfiadas num coco de tucum, com furos, que os faz sibilar, quando atirados. Os dardos são lançados com ajuda de um propulsor. Para a realização do rito, três emissários, um principal e dois auxiliares, usando como alvo um boneco feito de folhagem amarrada com embira. Também devem ter evitado as relações sexuais e o consumo de peixe no dia da competição.
Tegü: aldeia pode inscrever 05 atletas indígenas onde foram divididos em dois grupos. Cada um deles carrega um arco e uma flecha. O tiro tem de ser perfeito, para que se possa seguir em frente. Só que neste caso, o alvo não é a caça, mas uma pequena “roda de palha”, atirada pelo adversário. Cada aldeia foi representada por um atleta na categoria masculina e no feminino. O time se junta, começa o Tegü. Venceu aquele que acertou mais dentro da roda de palha.
Huka Huka: A Luta corporal é uma das mais famosas expressões das etnias que habitam o território do Xingu, pois e praticada somente por indígenas do Xingu. Cada Aldeia pode inscrever dois atletas para competir na categoria masculina e feminina.Semelhante a greco-romana, tem regras simples. Ela se inicia com os atletas ajoelhados, girando em círculos, agarrados um ao outro. Ganha quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.
Katuga: E uma espécie de jogo de futebol em que a bola é arremessada apenas com os joelhos. Essa bola e feita de cera. Cada aldeia foi representada por cinco atleta na categoria masculina e no feminino.
Futebol: Será 15 times na categoria masculina e 15 no feminina.
O Futebol foi disputados em fases classificatórias e eliminatórias, havendo sorteios no congresso técnico que aconteceu na noite que antecedeu as modalidades.
As partidas serão regidas pelo Regulamento Geral dos Jogos do Xingu e pelas regras em vigência na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O tempo de jogo foram de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada um com 05 minutos de intervalo.
Desfile Beleza Indígena adulto e infantil: Cada aldeia apresentou um casal indígena adulto e infantil que foi avaliado pela beleza física, pintura corporal e adereços tradicionais.
O Jogos do Xingu tem como objetivo a confraternização entres as aldeias, a integração entre as etnias participantes com a sociedade local promovendo e disseminando a cultura, além de fortalecer o respeito, valorização da diferença reconhecendo o direito a igualdade, estimulando a prática de esporte nas aldeias, preservando modalidades esportivas tradicionais e incentivar a prática de modalidades olímpicas.
Os indígenas do Parque Indígenas do Xingu se alimentam do que a natureza lhes oferece. Peixes, beiju de mandioca e frutas são a base da alimentação. Ainda predomina a pesca tradicional, com arco e flecha, embora já se use linha e rede. A caça é seletiva, não se comendo nenhum “bicho de terra ou de pêlo”, com exceção do macaco da espécie Cebus.
O artesanato do Xingu se destaca pela variedade e beleza. O grafismo próprio, as cores vibrantes, as diversidades da matéria-prima enriquecem desde simples panelas de cerâmica até os mais exuberantes cocares e colares. Exuberância vista tanto no cotidiano quanto nas cerimônias religiosas e nas festas Culturais, quanto os índios se pintam e se enfeitam para as solenidades.
O Jogos do Xingu é, assim, o primeiro passo para possibilitar que o poder transformador do esporte beneficie também os povos indígenas, melhorando a qualidade de vida nas aldeias. O Jogos será uma forma de valorizar e resgatar o esporte e cultura dos povos indígenas que habitam o parque indígena do xingu criando oportunidades para que os indígenas da reserva possam preservar, divulgar e promover sua cultura.
Notícias relacionadas