Publicado em: 06/05/2020 ás 09:41:00
IBGE começa coleta por telefone da PNAD Covid
A PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, começou a ser coletada, exclusivamente por telefone, nesta segunda-feira (04-05).
Em Mato Grosso, 156 entrevistadores do IBGE, sendo 43 em Cuiabá, vão telefonar neste mês para 5.284 domicílios distribuídos em 97 cidades com o objetivo de acompanhar os efeitos do novo coronavírus na saúde, no trabalho e na vida da população. Em todo o Brasil, 2.000 agentes de pesquisa do instituto vão entrevistar moradores de 193,6 mil residências.
A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar.
A PNAD Covid também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office (teletrabalho), os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias
Em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a propagação do vírus, a pesquisa será realizada apenas por telefone. Os moradores que receberem a ligação do IBGE podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/), informando matrícula, nome, RG ou CPF do entrevistador, ou pelo telefone 0800 721 8181. Outras informações sobre o estudo também podem ser obtidas no site www.ibge.gov.br.
O questionário da PNAD Covid é bem simples e as entrevistas duram aproximadamente 10 minutos. Quem estiver ocupado na hora que o agente de pesquisa ligar pode agendar um horário de acordo com a sua preferência para receber outro telefonema, mas é muito importante que todos respondam ao questionário para que o IBGE possa disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira, subsidiem a adoção de políticas públicas e a busca por soluções para os problemas causados pela doença.
A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda em maio no site do instituto.
Sigilo das informações coletadas é garantido por lei
Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.
Notícias relacionadas
24/10/2025
Resultado dos Recursos para confirmação de Inscrição do Processo Selet...
17/10/2025
Confirmação de Inscrição do Processo Seletivo na Rede Municipal de Ensi...
16/10/2025