Publicado em: 15/05/2018 ás 07:45:00

A Prefeitura Municipal de Querência aderiu ao Selo UNICEF em 2017 e desde então vem realizando ações voltadas para crianças e adolescentes nas mais diversas áreas.

A Lei Municipal nº 995/2016 instituiu a Semana do Bebê, o qual passou a fazer parte do Calendário Municipal de eventos e sempre é realizada na primeira semana de maio.
No dia 01/05/2017 a iniciou-se a Semana do Bebê com uma ação da Secretaria Municipal de Educação. A ação foi uma das provas da Gincana onde teve o objetivo e incentivo para que crianças de 0 a 6 anos tenha RG (Carteira de Identidade), o documento de identidade possibilita vários benefícios inclusive se por ventura alguma criança for sequestrada tendo o RG a criança já possui a impressão digital.

Ações na Secretaria de Saúde foram em todas as UBS e Centro de Saúde. Foram intensificadas as ações para os bebês de 0 a 1 ano e meio. Foram feitas orientações quanto ao bebê sobre higiene, vacinação, teste do olhinho, teste do pezinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho, amamentação, higiene corporal e oral.

O Mutirão da Cidadania incluiu as ações da Semana do Bebê. A intenção é contribuir para a diminuição dos índices de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida e destacar a importância dos vínculos afetivos no desenvolvimento de crianças e adolescentes saudáveis estimulando a capacidade de mobilização e trabalho comunitário. Também diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, entre outras.

Na Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), foi trabalhado a Semana do Bebê, com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) Grupo “Quem Ama Cuida”, também o Público do Programa Criança Feliz, Pró Família e Bolsa Família trabalhou-se o vínculo familiar. Foi trabalhado um momento de leitura com as mães e crianças, e o Projeto Fonte do Aprendiz fez participação com contos e livros. Também na área da nutrição foi feita orientação da alimentação saudável e uma oficina de mães e filhos preparando o lanche de frutas juntos.