Publicado em: 20/06/2018 ás 10:35:00

Jovens de Querência são convidados a participar do Consciência Cidadã

Cerca de 200 adolescentes participantes do I Fórum Comunitário do Selo Unicef de Querência foram convidados a participar do programa Consciência Cidadã do Tribunal de Contas de Mato Grosso que acontece em Querência nesta quarta-feira, dia 20 de junho. O convite foi feito pela secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadãnia do TCE, Cassyra Vuolo durante a realização do fórum, espaço para que adolescentes e crianças possam sugerir ações públicas voltadas para a juventude quanto a mortalidade infantil, evasão escolar, gravidez precoce e violência.

A articuladora do Selo Unicef em Querência e presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ivanete Roncai Volpi, disse aos participantes que o tema consciência cidadã é fundamental para a formação dos jovens brasileiros, " é uma oportunidade para que eles possam participar das políticas públicas e se sentirem responsáveis pelo que acontece na sua cidade, estado e no país", declarou.

Quem comemorou a realização do evento Consciência Cidadã em Querência foi a assessora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação-Seduc, Glaucia Galvão Bueno. "Cidadania é um tema que há muito tempo gostaríamos de estar abordando com os estudantes e trabalhar mais o comportamento deles como participante das políticas públicas. Estamos chamando todos os adolescentes a participarem do evento Consciência Cidadã e em seguida vamos abordar o que eles aprenderam nas salas de aulas", anunciou.

A estudante Kaylane Almeida Campos, membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Querência - Nuca, e participante do fórum da Unicef conta que ela e seus colegas ainda não conhecem os mecanismos de busca de informações sobre gestão pública. "Fiquei muito interessada no evento do TCE porque nossas dúvidas poderão ser tiradas lá. Além disso, vamos saber como denunciar aquilo que está sendo feito de errado na cidade", disse.

A Prefeitura Municipal de Querência através da Secretaria de Assistência Social, CRAS e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente já realizou em maio a primeira Pré Conferência da Criança e do Adolescente preparatória para a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em razão de que no ano de 2019 será realizada a XI Conferência Nacional da Criança e do Adolescente. As crianças e adolescentes puderam participar contribuindo para a elaboração de propostas para as três esferas de governo.

Antes mesmo de anunciar o Consciência Cidadã no I Fórum Comunitário do Selo Unicef, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania, Cassyra Vuolo, esteve reunida com o prefeito, Fernando Gorgen, o vice-prefeito, João Pizzi e todos os secretários municipais. Na reunião, Cassyra demonstrou dados existentes nas contas de Governo de Querência de anos anteriores e da necessidade de combater a evasão escolar . "É preciso conscientizar toda a população dos seus direitos e deveres para com a cidade, nesse sentido é que o TCE quer esclarecer e dialogar com todos", comentou a secretária. "Ficamos muito felizes em ter o TCE como parceiro nisso, orientando o cidadão da sua responsabilidade com o município", disse o prefeito.

Poder Legislativo

Em reunião com os vereadores de Querência, Casyra Vuolo explicou a dinâmica do programa Consciência Cidadã e da necessidade da participação do Poder Legislativo. O presidente da Casa de Leis, vereador Vavá, ressaltou que o evento do TCE poderá mostrar o verdadeiro papel do vereador. "As pessoas pensam que nós existimos para dar remédio, médico e outras coisas que são da responsabilidade do Poder Executivo", desabafou. Durante a reunião, Cassyra fez a doação de materiais sobre cidadania produzidos pelo Tribunal de Contas para o vereador Marcos Amorim, participante de um projeto sobre cidadania com 40 alunos da Escola Estadual 20 de março.

O programa Consciência Cidadã começa às 18h30 horas no Garden Eventos, na Rua Vicente G. Santos, 1.137.