Publicado em: 24/07/2017 ás 17:14:00

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Querência, desenvolve uma série de ações para alertar e sensibilizar a população quanto aos cuidados necessários para reduzir os casos. Essas ações compreendem realização de teste rápido de Hepatite e vacinação. O teste é simples e rápido, com uma perfuração no dedo realizasse a coleta de uma pequena quantidade de sangue e após 30 minutos o resultado está disponível.

As hepatites virais são silenciosas, mas os tipos B e C, juntos, provocam cerca de 80% de todas as mortes por câncer de fígado e matam quase 1,4 milhão de pessoas todos os anos no Brasil.

Formas de prevenção

Para evitar a hepatite B, são necessários cuidados pessoais constantes, como por exemplo: prática de sexo seguro com uso de preservativos em todas as relações sexuais (preservativos disponíveis em todas as unidades básicas de saúde da rede pública); não compartilhar objetos pessoais como escova de dente, lâmina de barbear, navalha, alicates de manicure, seringas ou agulhas, canudinhos e cachimbo no uso de drogas; utilização de instrumentos odontológicos, cirúrgicos, de tatuagem ou piercing e perfuração de orelha, e materiais de manicure devidamente esterilizados.

A imunização pode ser feita por meio de vacinas disponíveis na rede do SUS para toda a população. No caso da hepatite B, deve ser feita em três doses (1ª dose, 2ª dose 30 dias após a primeira e 3ª dose seis meses depois da 1ª dose). “É importante que a pessoa conclua as três etapas de vacinação, para que haja eficácia na prevenção”.

 

Notícias relacionadas

12/12/2017

Audiência Pública

Visualizar Notícia

11/12/2017

Somos tão Jovens

Visualizar Notícia

09/12/2017

Parque Municipal Lago Azul recebe decoração Natalina

Visualizar Notícia

03/12/2017

Praça Rotary Club recebe decoração natalina.

Visualizar Notícia